Como construir produtividade através do reconhecimento e recompensa?
- Ben Peterson
- 25 de mar. de 2019
- 4 min de leitura
Esta é uma tradução livre do artigo: "How to build Productivity throught rewards and recognition".
Reconhecimento de funcionários é um dos elemento-chave quando se trata de motivação no trabalho, e 78% dos funcionários se dedicariam mais intensamente se fossem melhor reconhecidos, de acordo com Globoforce. É realmente simples assim. Mais reconhecimento pelo trabalho bem feito significa funcionários mais felizes, engajados, conectados com a organização e orientados a realizar um trabalho excelente.
Assim como é fácil dizer, realizar é mais complicado. Da minha experiência com recursos humanos, eu descobri que uma das tarefas mais difíceis para os profissionais do RH é encontrar uma maneira de reter e recompensar funcionários que “cole".
Um programa de recompensa e reconhecimento se torna ainda mais um imperativo corporativo com a rápida ocupação de millennials na força de trabalho. A demografia do ambiente de trabalho moderno se tornou mais jovem, dominado por pessoas de 20 a 24 anos. Sem dúvidas, millennials tem se tornado a maior geração na força de trabalho americana, e eles tem ideias maiores para o que eles desejam das organizações. Eles não querem apenas remuneração – embora certamente eles ainda queiram isso – eles também desejam significado, uma cultura de proximidade, oportunidades de voluntariado, recompensas e reconhecimento genuíno e frequente sobre o trabalho.
Muito se dá pelo fato de como os jovens funcionários percebem essas funções como essenciais para a satisfação, a estrutura do ambiente de trabalho encara grandes transformações, e programas de recompensa e reconhecimento precisam ser atualizados. Aqui está como fazer:
Recompense as coisas certas
Organizações que recompensam e reconhecem por realizações que não impactam nos objetivos gerais da companhia enfraquecem o valor do reconhecimento na visão dos funcionários. Ao invés disso elas deveriam:
1. Ações alinhadas aos objetivos e estratégia do negócio
Profissionais de RH deveriam focar em reconhecer comportamentos-chave que estão alinhados com a missão da companhia. Se sua organização não tem uma missão e objetivos definidos, este é o momento perfeito para determina-los.
2. Grandes e pequenas conquistas
Quando as organizações focam em celebrar somente as grandes conquistas, a recompensa e o reconhecimento são raros e reduzidos, e os funcionários ficam desanimados e sentem-se desvalorizados. Quanto maior o projeto, maiores os problemas, atrasos, maiores são os esforços de ultrapassar as barreiras. Para prevenir que seu time se sinta desencorajado, é crítico que você celebre as pequenas conquistas ao longo da jornada para a grande vitória. Pontuar os pequenos ganhos mantém o reconhecimento frequente e consistente, até mesmo diante de dificuldades e atrasos de projetos.
3. Jogar junto
Celebrar os funcionários que trabalham bem em equipe e não deixam seus egos entrarem na equação é importantíssimo para manter uma cultura saudável de trabalho, e pode até beneficiar a lucratividade da sua Organização.
Recompense da maneira certa
Quando eu penso em como recompensar e reconhecer funcionários pelo excelente trabalho que eles fazem, trabalho alinhado a missão da empresa e que encoraja colaboração no time, eu penso nos fatores intrínsecos e extrínsecos do reconhecimento.
Aqui está: O que as pessoas mais desejam são oportunidades para crescimento, e reconhecimento pelo trabalho bem feito. Estas formas de reconhecimento dão suporte às necessidades intrínsecas – autonomia, responsabilidade crescente, e sentimento de conquista. Estes fatores intrínsecos realmente motivam os funcionários a performar, enquanto fatores extrínsecos como remuneração, escritórios elegantes, almoços grátis e outros elementos somente previnem a insatisfação. Em outras palavras se você está buscando subir a barra em termos de produtividade e rentabilidade, elogios genuínos e individuais, reconhecimento público em forma de avanço na responsabilidades ou na coordenação de um projeto vão te levar mais rápido aos seus objetivos do que uma nova mesa de ping pong para o time.
Focar nos fatores intrínsecos pode ser tão frugal quanto enviar uma mensagem pessoal que especifica o que exatamente o funcionário fez, reconhecer a conquista da pessoa em uma reunião, mandar uma mensagem na rede social da empresa, ou viabilizar que um gestor passe para agradecer. Estes elementos ainda valem mais a pena do que a maior parte dos materiais de recompensa.
Compreenda por que importa
Por que devemos nos preocupar tanto sobre reconhecimento e recompensa?
Os funcionários não deveriam ficar felizes por terem um trabalho? A verdade é que , não reconhecer os funcionários adequadamente prejudica a retenção e a rentabilidade da empresa – uma situação perde-perde. Um estudo realizado pela minha companhia (BambooRH) descobriu que 82% dos funcionários não pensam que são reconhecidos pelo trabalho tanto quando eles merecem, e este fator leva a pensarem em sair da Organização. Pense: Algumas palavras com sentido podem potencialmente economizar milhares de dólares em recrutamento e seleção de novos talentos.
Além do mais, reconhecimento apoia receita. De fato, Organizações que oferecem agradecimentos regulares a seus funcionários tem resultados tremendamente melhores do que aquelas que não o fazem. Empresas com pessoas engajadas tem receita 2,5 vezes maiores do que empresas com um baixo engajamento, e as empresas acima da média em termos de engajamento tem perto de 1/3 de rentabilidade superior. De um ponto de vista econômico, definitivamente vale a pena uma organização renovar seus protocolos de recompensa e reconhecimento.
Se o crescimento na rentabilidade organizacional e performance , junto com a diminuição do turnover não é o bastante, você ainda pode reconhecer e recompensar as pessoas simplesmente por que é a coisa certa a se fazer. Não crescemos com nossa necessidade por reconhecimento, nós apenas nos acostumamos a não termos o reconhecimento devido; maturidade emocional nos ajuda a lidar com isso mas até certo ponto. Celebrar os trabalhos feitos com dedicação é mais valioso hoje do que no passado: não tem preço.
Foto de Unsplash por Heide Sandstrom
Comments