5 Dicas para contratar o melhor candidato
- Por Lily Zhang, para o The Muse
- 18 de jan. de 2016
- 3 min de leitura

As pessoas são naturalmente tendenciosas, o que significa que quando você tenta ser justo, seu cérebro te dá uma canseira para ser imparcial. Inconscientemente, você pode deixar uma grande conquista ofuscar uma deficiência do candidato, se recordar apenas da última parte da conversa, ou mesmo favorecer candidatos com melhor aparência.
É claro que você não tem desculpa para manter o status quo de entrevistas injustas. Se você realmente quer encontrar a melhor pessoa para o trampo, é essencial que você tenha compromisso com ações que te ajudarão a ser um entrevistador menos enviesado e avaliar mais objetivamente cada candidato que você está considerando.
Como você pode fazer isso de maneira realista? Aqui estão algumas ideias!
1. Padronize
Antes mesmo de começar a entrevistas as pessoas, crie uma lista de perguntas padrão que você planeja perguntar. É possível que existam aspectos específicos de cada candidato que você queira saber mais ou explorar mais detalhadamente, mas quanto mais você puder padronizar o processo da entrevista, mais irá oferecer um espaço de equidade para que as pessoas possam te impressionar.
Da mesma maneira, procure realizar as entrevistas no mesmo local com todos os candidatos. Não deixe que alguns venham pessoalmente e outros façam por skype. Procure manter o processo o mais semelhante possível entre os candidatos.
Vale a pena saber: o horário e a ordem das entrevistas impactam na sua avaliação também, mas há pouco o que se pode fazer nesse sentido.
2. Faça boas anotações
A memória humana é notoriamente pouco confiável. Então, ao invés de contar apenas com suas habilidades de memorizar e abrir espaço para vieses não intencionais, tente fazer notas curtas enquanto os candidatos respondem às perguntas. O ideal é escrever as respostas o mais parecido com o que os candidatos responderam de fato sem as suas interpretações. Então imediatamente após a entrevista, pontue seus pensamentos sobre a pessoa entrevistada antes de ficar mais disperso e ser obrigado a confiar nas suas memórias imprevisíveis.
3.Use rubricas
Habilidades e adequação são igualmente difíceis de quantificar, mas ainda sim é melhor tentar. Antes da fase de entrevistas crie uma rubrica para o que você busca nas pessoas. Inclua qualificações como skills específicos e experiências, soft skills como comunicação e trabalho em equipe, e alinhamento cultural com a empresa.
Após entrevistas todos os candidatos, selecione uma faixa numérica e pontue cada pessoa. As rubricas ajudam a evitar dar muito crédito a uma experiência ou qualificação específica - e mantém o processo balanceado.
4. Justifique
Você poderia achar que uma rubrica é apenas um pouquinho diferente do que decidir apenas com seu gut feeling - e você estaria certo. Rubricas só serão úteis se você for capaz de justificar a pontuação que você deu. Passar pelo processo entender a razão pela qual você deu uma determinada pontuação é uma tremenda ajuda para amenizar todas as questões subconscientes que surgem durante a entrevista e enquanto você tenta avaliar. Busque por evidências reais - como as notas que você escreveu das respostas do entrevistado - para dar suporte às suas crenças e evitar cair na armadilha dos vieses cognitivos.
5. Inputs de outras pessoas
Outras pessoas podem ter uma influência enorme na sua decisão. Enquanto você passa pelo processo da rubrica e de justificar suas escolhas, é melhor que esteja sozinho para evitar a influência externa. Quando você terminar estas etapas, vale a pena buscar conhecer também o que outras pessoas acharam. Você pode receber o feedback de outras pessoas não para modificar as informações que você coletou, mas principalmente para complementá-las.
É difícil admitir que nós podemos ser tendenciosos até mesmo quando estamos tentando não ser. Estudos mostram que é preciso mais do que intenção para superar nossos viéses, é preciso ação para ajustá-los. Por exemplo, quando orquestras introduziram os "Testes Cegos" usando telas opacas para esconder os músicos participantes, o percentual de mulheres aprovadas cresceu dramaticamente. No final das contas, o processo pode ser mais trabalhoso, mas também será mais justo - sem contar que você aumentará suas chances de contratar o melhor candidato para sua empresa.
Este post é uma tradução livre do artigo no The Muse
Comentários